quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ensino de jornalismo em tempos de convergência de mídias



Clique aqui para ver o artigo "Challenges and new ways of teaching journalism in times oe media convergence", de Lorena Tárcia e Simão Pedro P. Marinho, publicado no volume 4, número 2, 2008, do Brazilian Journalism Research.

Web 2.0, convergência e mídias e escola.


Clique aqui para ver o artigo "In times of Media Convergence, incorporating Web 2.0 in the curriculum is the new challenge to schools", de autoria de Simão Pedro Marinho, Lorena Tárcia, Cynthia Oliveira Enoque e Rita Amélia T. Vilela, publicado no Journal of Social Informatics.

Para pensar: Novos Letramentos em uma Nova Era

Uma fábula de Margaret Meijers, com desenhos de Susan Meijers.
Elefantes, memória e escola, em novos tempos, tempos de mídias eletrônicas, em um mundo inundado com informações.




Formação para uso do e-Proinfo

Para ficar na memória, a turma que esteve em Brasília, nos dias 23 e 24/11 últimos, na formação para a nova versão do e-Proinfo.
O local é a Sala de Multiusos do INEP, no SRTVC, Quadra 701, Bloco M, 7o. andar.


Projeto UCA


E por falar em formação no Projeto UCA, conforme decisão da Secretaria de Educação a Distância - SEED  - do MEC que foi comunicada na reunião do GT do Projeto havida em Brasília, no último dia 23/11, da qual participou o prof Simão Pedro Marinho, um dos assessores do UCA, as IES globais do Projeto em seu estado sede também constituirão a IES local.
Assim, a PUC Minas, uma IES Global do projeto, será a IES local em Minas Gerais.
Por conta disso, caberá ao nosso grupo de pesquisa, núcleo formador, além da tarefa de formação do pessoal das IES locais em  Brasília e Roraima, a formação do pessoal dos NTE estadual e municipais em Minas e dos professores das escolas públicas de Minas, incluindo as de Tiradentes, um dos UCA Total.

Capacitação no e-Proinfo


Nos dias 23 e 24 de novembro, os professores Simão Pedro Marinho e Vanessa Luciene de Assis, do nosso grupo de pesquisa, estiveram em reunião do MEC/SEED, no INEP, em Brasília, na capacitação para uso da nova plataforma e-Proinfo.
Ela será utilizada na formação a distância que se fará no Projeto UCA: Um Computador por Aluno.

Novo projeto de pesquisa aprovado


O Diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq informa que, com base na recomendação do Comitê de Educação, a Diretoria do CNPq aprovou o projeto de pesquisa "Representação social de professores sobre internet e Web 2.0 na aprendizagem: uma condição para a integração curricular da web na Educação Básica", que submeti dentro do Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal.
Certamente uma ótima notícia para o todo o nosso grupo de pesquisa.

Artigo sobre Web 2.0 e escola


O artigo "Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia", escrito por Simão Pedro Marinho, Lorena Tárcia, Cynhia Enoque e Rita Amélia Teixeira Vilela, foi publicado na revista e-Curriculum, Qualis A2, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP.

Clique aqui e leia.