sexta-feira, 9 de março de 2012

Educação digital.O desafio de formar professores

O prof. Simão Pedro P. Marinho, coordenador da equipe UCA na PUC Minas, foi um dos especialistas convidados pelo Ministro de Estado de Educação, Aloízio Mercadante, e pelo Secretário da Educação Básica, César Callegari, para participar, em Brasília, de um encontro que discutiu aspectos diversos da educação digital.
O evento, realizado nos últimos dias 1o e 2 de março, teve como objetivo analisar pesquisas e experiências de formação de professores para práticas pedagógicas inovadoras em uma sociedade fortemente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.
Algumas experiências no projeto UCA, em diferentes estados, foram apresentadas pelos coordenadores de grupos. O prof. Simão Pedro P. Marinho apresentou diversos dados sobre a experiência da formação de professores no Projeto UCA em Minas como pontos de referência a serem objeto de reflexão na elaboração de propostas de formação de professores para a educação digital.
O entendimento ao final dos debates é de que o projeto UCA deve ser uma referência essencial na construção de novas propostas que visem fazer com que a educação digital possa contribuir para uma educação de qualidade para os estudantes de redes públicas de ensino.