No último dia 22 de fevereiro, o mestrando Ricardo Marques Nicolau apresentou, à comissão examinadora composta, além do orientador, Prof. Simão Pedro P. Marinho, pelos professores Dra. Inajara de Salles Viana Neves, da UFOP, e Dr José Wilson da Costa, da PUC Minas, sua dissertação que tem o título "Usos particular e educativo das tecnologias digitais de informação e comunicação pelo professor da Educação Básica na Era Digital:um estudo com base no modelo
SAMR".
A dissertação foi aprovada à unanimidade.
Resumo da dissertação
A
disseminação e intensificação do uso de tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC) no contexto da vida particular das pessoas, e em particular
dos professores, configuram um novo cenário em relação à inclusão das TDIC na
educação: o professor, que até os anos 2000 se sentia principiante diante do
desafio de usar esse tipo de tecnologia na sala de aula, agora faz uso frequente
delas em sua vida particular. Todavia, não conseguiu o mesmo avanço em termos do
uso educativo delas. Utilizando como referencial teórico Piaget, Vygotsky, Coll,
Monereo, Mercado, Silva e Neves, este trabalho investiga razões para eventuais
discrepâncias nos usos das TDIC nos contextos particular e educacional de um
grupo de professores do Ensino Fundamental I e II e Médio de três redes
escolares do ensino privado do Estado de Minas Gerais. Adotou-se um delineamento
quali-quantitativo, sendo empregados como instrumentos de coleta de dados o
questionário online e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram
analisados através de recursos estatísticos (Software SPSS e Microsoft Excel),
análise textual (Software Iramuteq) e análise de conteúdo. Para a caracterização
de perfis de uso particular e educativo das TDIC, o modelo SAMR foi utilizado
como referencial. Os resultados revelam que o perfil de uso particular das TDIC
pelos professores apresenta maior diversidade e complexidade de usos que o
perfil de usos educativos. As principais barreiras para a inclusão curricular
das TDIC identificadas nesta pesquisa foram: a força da tradição na cultura
escolar, e em específico, nas práticas pedagógicas; a restrição de uso de
tecnologias móveis na sala de aula, que poderiam ser uma solução para os
problemas de uso dos laboratórios de informática, como também para os altos
investimentos que dificultam a aquisição e manutenção de computadores para uso
dos alunos na sala de aula; a apropriação de TDIC pela escola para usos
administrativos com consequente intensificação do trabalho docente,
desestimulando o seu uso pedagógico; e a ausência de formação inicial e
continuada do professor que lhe faculte tempo/espaço para se apropriar de bases
teóricas mais robustas que o preparem, não apenas para o uso operacional das
TDIC, mas para o uso pedagógico delas.
Palavras-chave:. Usos de TDIC. Modelo
SAMR. Pedagogia da Autoria. Educação
Básica
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