quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Qualificação da tese de Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende

No último dia 01 de dezembro, Paula Andréa de Oliveira e Silva Rezende, professora do IF de Ribeirão das Neves e da PUC Minas, teve qualificada a sua tese de doutorado, orientada pelo prof. Simão Pedro P. Marinho.


A tese tem o título "Discursos e práticas que embaçam/embasam o Taylorismo nos cursos de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil".

Participaram da Comissão Examinadora os professores doutores Luciana Zenha Cordeiro (UEMG) e Antônio Moreira de Carvalho Neto (PUC Minas).

Resumo da tese.
O discurso da Educação a Distância (EaD) apresenta inúmeras potencialidades de rompimento com o modelo hegemônico de educação, porém, as práticas pedagógicas, em especial dos cursos de formação para a docência, se assentam no taylorismo. O problema proposto nesta tese é que a Educação a Distância possui características que possibilitam o atendimento individual ajustado aos estilos próprios de aprendizagem dos alunos, permite múltiplas alternativas de inovação e de rompimento com o modelo hegemônico e está pronta para acompanhar o mercado atual altamente tecnológico. A hipótese orientadora do trabalho foi, de que embora esteja presente a potencialidade de inovação na EaD, esta mudança não se dá por acomodação, por uma dificuldade de construir uma didática para o ambiente virtual. Ao mesmo tempo que, na EaD, se afirma a adoção de um modelo inovador, pós-moderno de educação, as práticas adotadas se assentam em um modelo taylorista, ainda que, com a utilização de interface tecnológica que permitiria um rompimento com o modelo de formação homogênea. O objetivo geral é conhecer as razões que permitam identificar o paradoxo entre o discurso sobre a escola da modernidade e uma prática assentada em uma abordagem taylorista na EaD. A pesquisa foi desenvolvida junto a professores, tutores, assessores e gestores, dos cursos de pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para isso a metodologia proposta é uma pesquisa qualitativa com o uso da pesquisa indutiva e as técnicas utilizadas consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa explicativa e pesquisa de campo com o uso de entrevista semiestruturada. Ao analisar os cursos de formação de professores da UAB percebemos que a escola de professores não acompanha a sociedade virtual e tecnológica da atualidade e não prepara os professores para atuarem na pós-modernidade. Os cursos se utilizam dos princípios do taylorismo como padronização, a divisão do trabalho, a massificação, a repetição e memorização de conteúdos formando os futuros professores em um modelo tradicional hegemônico. Constata-se que as razões para manter o modelo hegemônico são a conveniência, a simplificação, a acomodação e a dificuldade em construir um modelo heterogêneo, de um-para-um, individualizado, em função dos alunos não possuírem uma formação para a EaD. Para que a educação a distância se transforme e acompanhe a (r)evolução social, tecnológica e econômica se faz necessário mudar a escola de formação de professores, começando pela mudança dos seus docentes e a adoção de novas metodologias que devem ser criativas e emancipatórias e propiciem aos alunos, futuros docentes, uma mudança de postura no ato de ensinar e aprender, para atuar na EaD.

 

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