A tese, que tem o título "Uma taxonomia dos fatores da permanência de professores na formação continuada online: um estudo a partir do Projeto Um Computador por Aluno", foi orientada pelo Prof. Simão Pedro P. Marinho.
Resumo
A formação continuada de professores para a
incorporação pedagógica das tecnologias digitais de informação e comunicação é
uma realidade e necessidade. Neste cenário, insere-se o Projeto Um Computador
por Aluno, uma proposta de inovação pedagógica com o uso e laptops educacionais
segundo o modelo 1:1. Para que a inovação pedagógica pudesse ocorrer nas
escolas, foi necessária a formação dos professores. Em Minas Gerais a formação
teve uma duração de 220 horas, sendo 80% delas desenvolvidas em atividades à
distância. O índice de permanência dos professores na formação foi baixo, tendo
sido vários os motivos para a evasão. O objetivo deste trabalho foi evidenciar
os fatores que asseguraram a permanência na formação do UCA. Um questionário
online foi encaminhado a todos os professores que completaram a formação em
Minas Gerais, sendo respondido por um pouco menos de metade deles. A partir da
análise dos dados, foi possível elaborar uma taxonomia dos fatores relevantes
para a permanência que pode ser considerada em outras propostas de formação
continuada online. Alguns fatores apresentam mais relevância do que outros, mas
de uma maneira geral todos tiveram importância para garantir a permanência. O
que realmente mais contribuiu para a permanência dos professores ao longo da
formação foi a possibilidade da aquisição de novos conhecimentos, em especial
conhecimentos relacionados com as tecnologias digitais de informação e
comunicação e a prática docente. Verificou-se uma interferência positiva dos
pressupostos da Andragogia na análise da permanência. A pesquisa aponta a necessidade de que, para
assegurar a permanência, projetos de formação continuada de professores
oferecidos na modalidade à distância atentem para questões como as chances da
progressão na carreira após a conclusão dos cursos, o reconhecimento do valor
da formação por parte da escola, a possibilidade de os professores construírem
conhecimentos que permitam práticas inovadoras e que tenham aplicação imediata
de modo buscar assegurar a permanência. Apesar de dificuldades encontradas ao
longo da formação continuada, os professores gostaram de construir saberes que
lhes permitiram levar novidades para a sala de aula e melhorar a qualidade de
seu trabalho docente.
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