sábado, 10 de dezembro de 2016

Qualificação da tese de Fernanda de Jesus Costa

No último dia 24 de novembro, a doutoranda Fernanda de Jesus Costa, professora da UEMG, teve qualificada a sua tese de doutorado.


A tese, que tem o título "Uma taxonomia dos fatores da permanência de professores na formação continuada online: um estudo a partir do Projeto Um Computador por Aluno", foi orientada pelo Prof. Simão Pedro P. Marinho.



Integraram a Comissão Examinadora os professores doutores Lucila Ishitani (PUC Minas) e Ronaldo Luiz Nagem (CEFET/MG).



Resumo
A formação continuada de professores para a incorporação pedagógica das tecnologias digitais de informação e comunicação é uma realidade e necessidade. Neste cenário, insere-se o Projeto Um Computador por Aluno, uma proposta de inovação pedagógica com o uso e laptops educacionais segundo o modelo 1:1. Para que a inovação pedagógica pudesse ocorrer nas escolas, foi necessária a formação dos professores. Em Minas Gerais a formação teve uma duração de 220 horas, sendo 80% delas desenvolvidas em atividades à distância. O índice de permanência dos professores na formação foi baixo, tendo sido vários os motivos para a evasão. O objetivo deste trabalho foi evidenciar os fatores que asseguraram a permanência na formação do UCA. Um questionário online foi encaminhado a todos os professores que completaram a formação em Minas Gerais, sendo respondido por um pouco menos de metade deles. A partir da análise dos dados, foi possível elaborar uma taxonomia dos fatores relevantes para a permanência que pode ser considerada em outras propostas de formação continuada online. Alguns fatores apresentam mais relevância do que outros, mas de uma maneira geral todos tiveram importância para garantir a permanência. O que realmente mais contribuiu para a permanência dos professores ao longo da formação foi a possibilidade da aquisição de novos conhecimentos, em especial conhecimentos relacionados com as tecnologias digitais de informação e comunicação e a prática docente. Verificou-se uma interferência positiva dos pressupostos da Andragogia na análise da permanência.  A pesquisa aponta a necessidade de que, para assegurar a permanência, projetos de formação continuada de professores oferecidos na modalidade à distância atentem para questões como as chances da progressão na carreira após a conclusão dos cursos, o reconhecimento do valor da formação por parte da escola, a possibilidade de os professores construírem conhecimentos que permitam práticas inovadoras e que tenham aplicação imediata de modo buscar assegurar a permanência. Apesar de dificuldades encontradas ao longo da formação continuada, os professores gostaram de construir saberes que lhes permitiram levar novidades para a sala de aula e melhorar a qualidade de seu trabalho docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário