No último dia 07 de dezembro, Gustavo Pereira Pessoa, professor do IFMG Congonhas do Campo, obteve a qualificação de sua tese de doutorado, que foi orientada pelo prof. Simão Pedro P. Marinho e tem o título "Pesquisa escolar no território da Web".
Integraram a comissão os professores Carla Viana Coscarelli (UFMG) e Teodoro Adriano Costa Zanardi (PUC Minas).
Resumo
A pesquisa escolar é uma prática muito antiga em nossas escolas e sua origem esta
ligada a tentativa de simular uma investigação cientifica na escola. Porém a
pesquisa escolar é executada de forma mais simples, se baseando quase sempre em
um trabalho com fontes bibliográficas. O que ocorre é que estas fontes muitas
vezes não são analisadas, resultando em um trabalho que não possui uma produção
do estudante, sendo impregnado pela cópia de informações. A pesquisa escolar não
apresenta, na maioria das vezes, os elementos fundamentais para ser considerada
como uma prática de pesquisa. A Web é quase inseparável da pesquisa escolar, tem
normalmente o papel de biblioteca digital de onde se retiram as informações para
a sua realização. Considerando esta deficiência na prática da pesquisa escolar e
o uso restrito da Web nesta atividade, esta proposta visou construir uma
metodologia para a pesquisa escolar que se conecte com a perspectiva da pesquisa
cientifica e ao mesmo tempo se realize totalmente na Web e não somente a partir
da Web como é o usual. O ciberespaço oferece recursos e possibilidades inúmeras,
por isso entendemos que a pesquisa escolar pode ter, neste espaço, um fértil
território para sua realização. Esta pesquisa escolar deve levar em consideração
as características que são próprias do espaço digital da Web, que possui uma
linguagem hipertextual/hipermídia, multimídia e organizada em um sistema aberto.
As questões de pesquisa serão construídas neste espaço, assim como a busca de
informações e as análises pertinentes à pesquisa. O resultado do processo será
expresso através de um produto construído com ferramentas localizadas na Web.
Este produto foi denominado composição. A composição deve ser construída levando
em consideração as características de linguagem do ciberespaço e deve expressar
os saberes formulados ao longo do processo. A proposta requer que os estudantes
se constituam em pesquisadores imersivos, de modo similar aos leitores imersivos
descritos por Sianella (2004), para que seja possível que a pesquisa se
desenrole seguindo as premissas básicas da redação/leitura textual do
ciberespaço. São apresentadas algumas rupturas que consideramos necessárias para
que a escola e a pratica da pesquisa escolar ganhem um contexto mais
significativo de realização.
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