segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Qualificação de tese de Gustavo Pereira Pessoa

No último dia 07 de dezembro, Gustavo Pereira Pessoa, professor do IFMG Congonhas do Campo, obteve a qualificação de sua tese de doutorado, que foi orientada pelo prof. Simão Pedro P. Marinho e tem o título "Pesquisa escolar no território da Web".


Integraram a comissão os professores Carla Viana Coscarelli (UFMG) e Teodoro Adriano Costa Zanardi (PUC Minas).






Resumo
A pesquisa escolar é uma prática muito antiga em nossas escolas e sua origem esta ligada a tentativa de simular uma investigação cientifica na escola. Porém a pesquisa escolar é executada de forma mais simples, se baseando quase sempre em um trabalho com fontes bibliográficas. O que ocorre é que estas fontes muitas vezes não são analisadas, resultando em um trabalho que não possui uma produção do estudante, sendo impregnado pela cópia de informações. A pesquisa escolar não apresenta, na maioria das vezes, os elementos fundamentais para ser considerada como uma prática de pesquisa. A Web é quase inseparável da pesquisa escolar, tem normalmente o papel de biblioteca digital de onde se retiram as informações para a sua realização. Considerando esta deficiência na prática da pesquisa escolar e o uso restrito da Web nesta atividade, esta proposta visou construir uma metodologia para a pesquisa escolar que se conecte com a perspectiva da pesquisa cientifica e ao mesmo tempo se realize totalmente na Web e não somente a partir da Web como é o usual. O ciberespaço oferece recursos e possibilidades inúmeras, por isso entendemos que a pesquisa escolar pode ter, neste espaço, um fértil território para sua realização. Esta pesquisa escolar deve levar em consideração as características que são próprias do espaço digital da Web, que possui uma linguagem hipertextual/hipermídia, multimídia e organizada em um sistema aberto. As questões de pesquisa serão construídas neste espaço, assim como a busca de informações e as análises pertinentes à pesquisa. O resultado do processo será expresso através de um produto construído com ferramentas localizadas na Web. Este produto foi denominado composição. A composição deve ser construída levando em consideração as características de linguagem do ciberespaço e deve expressar os saberes formulados ao longo do processo. A proposta requer que os estudantes se constituam em pesquisadores imersivos, de modo similar aos leitores imersivos descritos por Sianella (2004), para que seja possível que a pesquisa se desenrole seguindo as premissas básicas da redação/leitura textual do ciberespaço. São apresentadas algumas rupturas que consideramos necessárias para que a escola e a pratica da pesquisa escolar ganhem um contexto mais significativo de realização.

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