(Da esquerda para a direita: José Wilson da Costa, Inajara Neves, Stela Marques, Patrícia Caetano, Simão Pedro P. Marinho e Suzana Gomes)
No último dia 05 de dezembro, a professora da UEMG Patrícia Maria Caetano de Araújo obteve o grau de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, após defesa e aprovação de sua tese "Tecnologias Digitais e a Inovação Disruptiva na Formação a Distância de
Pedagogos".
Participaram da Comissão Examinadora os professores doutores Inajara de Salles Viana Neves (UFOP), Suzana dos Santos Gomes
(UFMG), Stela Maria Fernandes Marques (PUC Minas) e José Wilson da Costa
(PUC Minas).
A tese, que foi orientada pelo Prof. Simão Pedro P. Marinho, em breve estará disponível na
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC Minas
Resumo
A presente tese tem como foco a formação a distância de
pedagogos e o uso das tecnologias digitais na perspectiva de inovação
disruptiva, a partir de um Estudo de Caso desenvolvido em um curso de
Pedagogia, licenciatura, na modalidade a distância online, oferecido por uma
Instituição de Ensino Superior pública. A pesquisa tem como sujeitos centrais
os egressos que atuam como profissionais da educação nos anos iniciais da
Educação Básica, com o objetivo de identificar quais são os desafios e
estratégias para que se efetive uma inovação no curso de Pedagogia a distância,
em uma formação com e para adoção das tecnologias digitais na educação, que
possibilitem romper com o modelo transmissivo de ensino. Tem como ponto de
partida a constatação da urgência de inovação na formação de professores,
fundamentada em pesquisas que revelam um descompasso entre a escola e a
realidade dos alunos do século XXI. Nesse cenário, discutem-se as contradições
dos marcos legais da EaD e os desafios para equalizar as tendências atuais de
formação de professores crítico-reflexivos no curso de Pedagogia. A pesquisa
empírica utilizou-se do Estudo de Caso único com predominância de abordagens
qualitativas. Foi combinada a revisão bibliográfica, documental e dos marcos
legais da educação a distância, publicados a partir de 1996, data da aprovação
da LDB 9394/96. A pesquisa de campo teve início em 2012, envolvendo cinquenta e
quatro egressos selecionados através de amostra não probabilística acidental,
mapeados em um questionário online.
Foram realizadas entrevistas com dez egressos e com dois formadores. Os
resultados apontam uma tendência em replicar, no curso a distância, o modelo do
curso presencial com uma abordagem tradicional de ensino, caracterizando-se uma
inovação conservadora que subutiliza o potencial educacional das tecnologias
digitais na formação de profissionais reflexivos. Nas conclusões, reafirmamos a
necessidade de uma inovação disruptiva na (re) elaboração de Projetos
Pedagógicos, levando-se em conta o perfil do aluno virtual e a formação
específica dos formadores para atuar na EaD online.
Procurou-se, à luz das teorias estudadas e da interpretação do Estudo de Caso,
evidenciar estratégias pedagógicas, frente aos desafios para a efetivação de
uma inovação disruptiva na formação contemporânea de pedagogos.
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