domingo, 11 de dezembro de 2016

Defesa de tese: Patrícia Maria Caetano de Araújo


(Da esquerda para a direita: José Wilson da Costa, Inajara Neves, Stela Marques, Patrícia Caetano, Simão Pedro P. Marinho e Suzana Gomes)

No último dia 05 de dezembro, a professora da UEMG Patrícia Maria Caetano de Araújo obteve o grau de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, após defesa e aprovação de sua tese "Tecnologias Digitais e a Inovação Disruptiva na Formação a Distância de Pedagogos".


Participaram da Comissão Examinadora os professores doutores Inajara de Salles Viana Neves (UFOP), Suzana dos Santos Gomes (UFMG), Stela Maria Fernandes Marques (PUC Minas) e José Wilson da Costa (PUC Minas).



A tese, que foi orientada pelo Prof. Simão Pedro P. Marinho, em breve estará disponível na 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC Minas




Resumo
A presente tese tem como foco a formação a distância de pedagogos e o uso das tecnologias digitais na perspectiva de inovação disruptiva, a partir de um Estudo de Caso desenvolvido em um curso de Pedagogia, licenciatura, na modalidade a distância online, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior pública. A pesquisa tem como sujeitos centrais os egressos que atuam como profissionais da educação nos anos iniciais da Educação Básica, com o objetivo de identificar quais são os desafios e estratégias para que se efetive uma inovação no curso de Pedagogia a distância, em uma formação com e para adoção das tecnologias digitais na educação, que possibilitem romper com o modelo transmissivo de ensino. Tem como ponto de partida a constatação da urgência de inovação na formação de professores, fundamentada em pesquisas que revelam um descompasso entre a escola e a realidade dos alunos do século XXI. Nesse cenário, discutem-se as contradições dos marcos legais da EaD e os desafios para equalizar as tendências atuais de formação de professores crítico-reflexivos no curso de Pedagogia. A pesquisa empírica utilizou-se do Estudo de Caso único com predominância de abordagens qualitativas. Foi combinada a revisão bibliográfica, documental e dos marcos legais da educação a distância, publicados a partir de 1996, data da aprovação da LDB 9394/96. A pesquisa de campo teve início em 2012, envolvendo cinquenta e quatro egressos selecionados através de amostra não probabilística acidental, mapeados em um questionário online. Foram realizadas entrevistas com dez egressos e com dois formadores. Os resultados apontam uma tendência em replicar, no curso a distância, o modelo do curso presencial com uma abordagem tradicional de ensino, caracterizando-se uma inovação conservadora que subutiliza o potencial educacional das tecnologias digitais na formação de profissionais reflexivos. Nas conclusões, reafirmamos a necessidade de uma inovação disruptiva na (re) elaboração de Projetos Pedagógicos, levando-se em conta o perfil do aluno virtual e a formação específica dos formadores para atuar na EaD online. Procurou-se, à luz das teorias estudadas e da interpretação do Estudo de Caso, evidenciar estratégias pedagógicas, frente aos desafios para a efetivação de uma inovação disruptiva na formação contemporânea de pedagogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário